Washi – Papel tradicional japonês

Gosto muito de trabalhar com papel, natural para alguém que faz paper cuttings e esculturas em papel.
Mas eu não fabrico papel, e ainda não tenho muita noção de como é feito. Por enquanto sou apenas um usuário, pra mim é fácil, o material já vem pronto, é só escolher e comprar. Não imagino o trabalho, a experiência e técnicas envolvidas no processo de fabricação, principalmente se o lance é papel artesanal.

Existe um tipo de papel tradicional japonês chamado Washi. Wa siginifica Japão, e Shi significa papel.
Vou arriscar o japonês: 和紙
和(Wa = Japão) e 紙(Shi = Papel)
Bom, nunca dei muita importância, achava que era apenas papel colorido com estampa japonesa.
Mas foi só eu visitar alguns bairros tradicionais em Tóquio, locais onde se concentram lojas (antigas) que vendem Washis, que mudei totalmente a minha visão sobre esses papéis, que são verdadeiras obra de arte.

Em uma das lojas, conversando com o proprietário, um senhor já de idade, muito gente boa, me mostrava alguns Washis que pareciam gravuras, com desenhos muito bonitos, aparentemente “velhos”, não digo encardido, mas sim o estilo do desenho e cores. Segundo o senhor, o artesão que produziu esses Washis já faleceu e provavelmente essa estampa nunca mais irá ser impressa, ou seja, o que existe é o estoque e acabou. Verdade ou mentira? Tanto faz, eram Washis de cair o queixo, e comprei alguns pra minha coleção particular.

Pulando de loja em loja, fui comprando mais e mais, e sempre saindo de cada loja com a impressão de não ter comprado tudo que tinha gostado. Era muita variedade, e se perder era fácil, vai tentar se lembrar onde estava aquela estampa bacana que tinha visto um minuto atrás.

Coleção à parte, uma parte dos Washis (ou o que restou, pois já vendemos quase tudo) estou disponibilizando aqui no Marcelost Store, com descontos e frete grátis para todo o Brasil.

É só procurar na categoria Washi Papel Japonês.

Boas compras!

Deixe uma resposta